Missa em memória de São Brás
“O Evangelho mostra isso: aquele que quer viver o comprometimento com a Palavra tem que viver as duas coisas: o chamado e a missão; como fez São Brás”
Pe. Luiz Donizeti Caputo
BÊNÇÃO | “Por intercessão de São Brás, Bispo e Mártir, livre-te Deus do mal da garganta e de qualquer outra doença”.
QUEM FOI? São Brás nasceu na cidade de Sebaste, Armênia, no final do século III. O santo – primeiramente - foi médico, mas como nenhuma profissão, por melhor que seja, consegue ocupar aquele lugar que é de Deus, seguiu sua vocação religiosa.
Numa outra etapa de sua vida, ele discerniu que precisava se retirar. Para ele, o retiro era permanecer no Monte Argeu, na penitência, na oração e na intercessão. Ele, que vivia naquela constante renúncia, aceitou ser ordenado padre e depois bispo; não por gosto dele, mas por obediência ao desejo do seu povo.
São Brás foi preso e sofreu muitas chantagens para que renunciasse à fé. Mas por amor a Cristo e à Igreja, preferiu renunciar à própria vida. Em 316, foi degolado.
São Brás é conhecido como protetor da garganta justamente porque ao se dirigir para o martírio lhe foi apresentado uma mãe desesperada com seu filho que estava sufocado por uma espinha de peixe entalada na garganta. Diante desta situação o Santo curou milagrosamente a criança.