quinta-feira, 14 de junho de 2012

São Judas recebe “pães de Santo Antônio”

 
  São Tiago, em uma de suas cartas, indica que a fé sem obras é morta em si mesma (Tg 2, 17). Padre Antônio Vieira, outro grande pensador da Igreja, completa o pensamento mostrando que para falar ao coração são necessárias obras.  Essas duas idéias se encontram no gesto solidário do senhor Antônio Mazzaro. Devoto de Santo Antônio, cujo dia é comemorado em 13 de junho, o taxista doa – todos os anos – 30 dúzias de pão para o consumo dos adolescentes do Serviço Social.
  O coordenador geral do São Judas, padre Luiz Caputo, reuniu na manhã dessa quinta-feira, 14, um grupo de funcionários para acolher o doador e sua doação. O grupo rezou junto e os pães foram abençoados. “Agradecemos, muito, o carinho que o senhor Antônio tem pelos nossos adolescentes”, disse o presbítero. 

Tradição
  A bênção e distribuição dos “pães de Santo Antônio” recorda tradição muito antiga. Três episódios ilustram a origem da prática; sendo o mais conhecido aquele em que o santo, solidário com os pobres, distribuiu todo o pão do convento em que morava. Bravo, o chefe da cozinha interroga o santo sobre o ocorrido. Esse, confiando na providência divina, pede que o “interrogador” procure o alimento na dispensa. O cozinheiro, ao efetivar a busca, é surpreendido pela grande quantidade de pão que encontra na cesta que, minutos antes, estava completamente vazia.

Fonte
Números
  O Serviço Social São Judas Tadeu, que em 2012 celebra o Jubileu de Ouro de sua fundação, oferece – todos os meses – aproximadamente 8 mil pães (50g) para os 350 educandos atendidos. 


TEXTO | FOTOS
André Botelho
Assessoria de Comunicação
Serviço Social São Judas Tadeu

VIVA A COMUNIDADE | Quinta-feira, 14 de Junho de 2012

PALESTRA SOBRE O MEIO AMBIENTE
20h | Salão Pe. Ângelo Dell’Oro


LITURGIA DIÁRIA
1Rs 18,41-46
Sl 64 | “Todo aquele que fica com raiva do seu irmão, se torna réu perante o tribunal”

EVANGELHO | Mt 5,20-26
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 20“Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus. 21Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal’. 22Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão: ‘patife!’ será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de ‘tolo’ será condenado ao fogo do inferno.23Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta. 25Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. 26Em verdade eu te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo”.