terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Formação é destaque na primeira reunião do CPP da Paróquia São Judas

   A Comunidade do Santuário São Judas Tadeu realizou, dia três de fevereiro, o primeiro encontro, em 2012, do Conselho Paroquial de Pastoral. Coordenadores de grupos e movimentos, além de pessoas convidadas - totalizando mais de 70 lideranças - participaram da reunião. O modelo ampliado de encontro é fruto da Assembléia de Pastoral, realizada em dezembro.
   Após oração inicial, conduzida em sintonia com o lema da Campanha da Fraternidade 2012 (“Que a saúde se difunda sobre a terra”), o encontro assumiu a Formação Paroquial como primeira diretriz. Três linhas de atuação, para o segmento, mereceram destaque: o encontro diocesano de Ministros da Eucaristia (Jaci, dia 25 de fevereiro), o curso de Teologia à distância; oferecido pela Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana, além da motivação para a vivência do tema quaresmal (Fraternidade e Saúde Pública). “Teremos, ainda, momentos de formação direcionados para cada grupo”, adiantou o Pe. Luiz Donizeti Caputo.
   O Conselho de Pastoral definiu, também, os nomes das lideranças que representarão a Comunidade na reunião do Setor São Judas. O encontro, que acontecerá na Paróquia Santa Edwiges no dia 23 de fevereiro, contará com a presença de dom Paulo Mendes Peixoto.
           
Quaresma
   Sob a coordenação do Pe. Luiz Donizeti Caputo, uma comissão foi formada para cuidar da edição 2012 da Caminhada Penitencial até Engenheiro Schmidt. 11 voluntários se ofereceram para articular a ampliação do momento celebrativo, a ser realizado na madrugada da Sexta-feira Santa. Nesse contexto, a abertura diocesana da Campanha da Fraternidade foi apresentada, na vivência do tempo quaresmal, como outro momento de grande importância.

Evangelização no Canadá
   Após a recondução de Cidinha Bueno ao cargo de secretária do CPP, as lideranças acompanharam a prestação de contas dos trabalhos realizados pelo padre Luiz Caputo e pelo jornalista André Botelho na América do Norte.
    Em 29 dias de atuação na Paróquia de Santa Cruz, na cidade de London, os “missionários” realizaram exposições de artesanatos, entre outras ações, para divulgar o cinqüentenário do Serviço Social São Judas Tadeu. O intercâmbio religioso também foi meta da iniciativa. “Esse trabalho é marcado pelo nosso jeito de ser Igreja; além da vivência de uma experiência muito rica em uma Comunidade bastante acolhedora”, concluiu o Pe. Luiz Caputo.
   A primeira reunião do Conselho Paroquial de Pastoral foi encerrada com confraternização das lideranças. A ação, elogiada pelos presentes, também foi definida na Assembléia realizada em dezembro.

TEXTO | FOTOS
Assessoria de Comunicação
Santuário São Judas Tadeu            

VIVA A COMUNIDADE | Terça-feira, 07 de Fevereiro de 2012

ENCONTROS E REUNIÕES
19h | Reza do Terço (Santuário)
19h30 | Missa (Pe. Luiz Caputo)
20h | Reunião Pastoral do Dízimo

LITURGIA DIÁRIA
1Rs 8,22-23.27-30
Sl 83 | “Vocês esvaziam a Palavra de Deus”.

EVANGELHO | Mc 7,1-13
Naquele tempo, 1os fariseus e alguns mestres da Lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. 2Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado.3Com efeito, os fariseus e todos os judeus só comem depois de lavar bem as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos. 4Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre. 5Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus: “Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?” 6Jesus respondeu: “Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. 7De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos’. 8Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens”. 9E dizia-lhes: “Vós sabeis muito bem como anular o mandamento de Deus, a fim de guardar as vossas tradições. 10Com efeito, Moisés ordenou: ‘Honra teu pai e tua mãe’. E ainda: ‘Quem amaldiçoa o pai ou a mãe deve morrer’. 11Mas vós ensinais que é lícito alguém dizer a seu pai e à sua mãe: ‘O sustento que vós poderíeis receber de mim é Corban, isto é, Consagrado a Deus’. 12E essa pessoa fica dispensada de ajudar seu pai ou sua mãe. 13Assim vós esvaziais a Palavra de Deus com a tradição que vós transmitis. E vós fazeis muitas outras coisas como estas”.