quinta-feira, 28 de março de 2013

QUINTA-FEIRA SANTA | Missa da Ceia do Senhor

      Na esperança de alcançarmos a Ressurreição de Jesus, somos chamados a viver o Tríduo Pascal; que começa com a Missa vespertina da Ceia do Senhor. O centro dessa “sequência” é a Vigília Pascal. Encerrando-se com as Vésperas do Domingo da Ressurreição (NALC, n.19). Acompanhe dia-a-dia a explicação resumida de cada Celebração: 


Nos recorda a Ceia do Senhor. Quando Ele prediz sua Paixão e Morte e despede-se dos apóstolos na última ceia. Neste dia, Jesus instituiu a Eucaristia e o Sacerdócio. Na celebração o sacerdote lava os pés de doze pessoas convidadas (em nossa Comunidade serão jovens; em sintonia com a Campanha da Fraternidade e Jornada Mundial), na tradicional cerimônia chamada de “Missa dos Lava-pés”. É o sinal do serviço e da humildade.
       Ao final da missa se faz a Trasladação do Santíssimo Sacramento e, em seguida, todos se colocam em vigília.



SERVIÇO
Missa da Instituição da Eucaristia, do
Sacerdócio e Lava Pés
20h | Santuário São Judas Tadeu

Rua José Bonifácio, 1598 
Jardim Roseiral | São José do Rio Preto - SP

VIVA A COMUNIDADE | Quinta-feira, 28 de Março de 2013

INSTITUIÇÃO DA EUCARISTIA E SACERDÓCIO

MOMENTOS CELEBRATIVOS A SÃO JUDAS COM BÊNÇÃOS
7h | Pe. Márcio
9h | Pe. Luiz Caputo
11h30 | Pe. Chiquetto
15h | Pe. Chiquetto

MISSA DA CEIA DO SENHOR COM LAVA PÉS
20h | Pe. Luiz Caputo

CAMINHADA PENITENCIAL
23h50 | Eng.l Schmidt

LITURGIA DIÁRIA
Ex 12,1-8.11-14
1Cor 11,23-26
Salmo 115 | “Vocês compreenderam o que acabei de fazer?”

EVANGELHO | (Jo 13,1-15
1Era antes da festa da Páscoa. Jesus sabia que tinha chegado a sua hora de passar deste mundo para o Pai; tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.2Estavam tomando a ceia. O diabo já tinha posto no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, o propósito de entregar Jesus. 3Jesus, sabendo que o Pai tinha colocado tudo em suas mãos e que de Deus tinha saído e para Deus voltava, 4levantou-se da mesa, tirou o manto, pegou uma toalha e amarrou-a na cintura. 5Derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos, enxugando-os com a toalha com que estava cingido.6Chegou a vez de Simão Pedro. Pedro disse: “Senhor, tu me lavas os pés?” 7Respondeu Jesus: “Agora, não entendes o que estou fazendo; mais tarde compreenderás”.
8Disse-lhe Pedro: “Tu nunca me lavarás os pés!” Mas Jesus respondeu: “Se eu não te lavar, não terás parte comigo”. 9Simão Pedro disse: “Senhor, então lava não somente os meus pés, mas também as mãos e a cabeça”.10Jesus respondeu: “Quem já se banhou não precisa lavar senão os pés, porque já está todo limpo. Também vós estais limpos, mas não todos”.11Jesus sabia quem o ia entregar; por isso disse: “Nem todos estais limpos”.12Depois de ter lavado os pés dos discípulos, Jesus vestiu o manto e sentou-se de novo. E disse aos discípulos: “Compreendeis o que acabo de fazer? 13Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, pois eu o sou. 14Portanto, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. 15Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz.