sexta-feira, 1 de março de 2013

AÇÕES PASTORAIS | Veja como foi a semana no Santuário São Judas Tadeu

CATEQUESE | A Comunidade do Santuário São Judas Tadeu encerrou no último sábado, 23 de fevereiro, as inscrições para as etapas de formação de catequizandos para os Sacramentos (1ª Eucaristia e Crisma) em 2013. Celebração, dia 9 de março, marcará o início das atividades da Catequese na Paróquia. INFORMAÇÕES | 17. 3215.9201 (Dalva / Agda)


FORMAÇÃO | Catequistas da Comunidade do Santuário, reunidos na Paróquia Santa Terezinha, participaram do Módulo Introdutório da Escola Bíblico Catequética (EBICAT). O encontro aconteceu no dia 23 de fevereiro. "Assumir a consciência vocacional no trabalho da Catequese é muito árduo. Cristão sem vivência da dimensão missionária certamente não completou a sua iniciação à vida cristã", disse o seminarista Roberto Bocalate. 


PREPARAÇÃO | Sábado, 23 de fevereiro, foi dia do encontro de preparação para o Batismo. Dinâmica, a formação contou com acolhida festiva, oração inicial e exposição de vídeo ilustrativo. Na seqüência os participantes seguiram para a igreja onde refletiram os sacramentos a partir dos vitrais do templo. Os batizados, no Santuário, acontecerão no dia 10 de março, às 9 da manhã.


DIOCESE | A Pastoral da Comunicação da Igreja de São José do Rio Preto, coordenada por Lourdinha Barbosa, se reuniu no dia 23 de fevereiro, na Casa da Comunicação. O encontro, primeiro em 2013, definiu metas para a caminhada. A Pastoral acolheu, também, seu novo assessor: padre Pe. Marcio Tadeu. A Comunidade do Santuário São Judas Tadeu esteve representada, na reunião, pelo jornalista André Botelho.


ENCONTRO | Organizado pelo Conselho de Reitores de Santuários do Brasil (CRSB), terminou no último sábado, 23 de fevereiro, o 20º Encontro Nacional de Reitores. A reunião, que teve início na segunda-feira, 18, aconteceu na cidade do Rio de Janeiro. Cultura e religiosidade popular e Evangelização e Novas Mídias foram alguns dos temas abordados. Em destaque, também, a “mentalidade de acolhida” e o respeito ao fiel que procura os Santuários. 
   Incentivados pelo bispo de São José do Rio Preto, dom Tomé Ferreira da Silva, representam a Diocese os reitores padre Luiz Caputo; Santuário São Judas Tadeu (Rio Preto), padre Aldenir Rodrigues Ribeiro; Santuário Nossa Senhora da Paz (Bálsamo), padre Alexandre Ferreira dos Santos; Santuário Senhor Bom Jesus dos Castores (Onda Verde) e o padre Deusdet Aparecido Zanfolin, Santuário Nossa das Graças (Rio Preto).


MISSA | As famílias que recebem as imagens da Mãe Peregrina estiveram reunidas, no Santuário, para a celebração do 2º Domingo da Quaresma. Sob a presidência do padre Marcos Chiquetto, o encontro destacou a Transfiguração do Senhor. "O Senhor é minha luz e salvação", indicou o Salmo 26 (27).


JUVENTUDE | Vigília dos Jovens Adoradores em Monte Aprazível: o JOFEC (Jovens Fiéis Aos Ensinamentos de Cristo) esteve presente.  No próximo domingo, 3 de março, a Comunidade realizará o Encontro nas dependências do Santuário, a partir das 20h30. 


APOSTOLADO DA ORAÇÃO | Domingo, 24 de fevereiro, o grupo se reuniu para rezar pelas intenções do Santo Padre. O tema do encontro, "Senhor, aumenta a nossa fé" (Lc 17,5), inspirou as reflexões dirigidas na reunião. Nessa sexta-feira, 1 de março, foi celebrada a Missa do Sagrado Coração.  


PARTILHA | O grupo de Jovens Fiéis Aos Ensinamentos de Cristo(JOFEC), se reuniu com o pároco reitor do Santuário, padre Luiz Caputo. O presbítero apresentou as informações sobre a Jornada Mundial da Juventude. Os dados foram apurados junto à Equipe do Comitê Organizador Local (COL) quando da visita do padre Luiz, ao Rio de Janeiro, na última semana. O encontro aconteceu dia 24 de fevereiro. 

VIVA A COMUNIDADE | Sexta-feira, 01 de Março de 2013

MISSA SAGRADO CORAÇÃO
7h | Pe. Chiquetto

ENCONTRO E REUNIÕES
5h30 | Caminhada Penitencial
8h | Confissões
19h | Reunião CPP
20h30 | Confraternização das Lideranças

LITURGIA DIÁRIA
Gn 37,3-4.12-13.17-28
Salmo 104,16-21 | “As multidões consideravam Jesus um profeta.”

EVANGELHO | Mt 21,33-43.45-46
Naquele tempo, dirigindo-se Jesus aos chefes dos sacerdotes e aos anciãos do povo, disse-lhes: 33“Escutai esta outra parábola: Certo proprietário plantou uma vinha, pôs uma cerca em volta, fez nela um lagar para esmagar as uvas e construiu uma torre de guarda. Depois arrendou-a a vinhateiros, e viajou para o estrangeiro. 34Quando chegou o tempo da colheita, o proprietário mandou seus empregados aos vinhateiros para receber seus frutos. 35Os vinhateiros, porém, agarraram os empregados, espancaram a um, mataram a outro, e ao terceiro apedrejaram. 36O pro­prietário mandou de novo outros empregados, em maior número do que os primeiros. Mas eles os trataram da mesma forma. 37Finalmente, o proprietário, enviou-lhes o seu filho, pensando: ‘Ao meu filho eles vão respeitar’.38Os vinhateiros, porém, ao verem o filho, disseram entre si: ‘Este é o herdeiro. Vinde, vamos matá-lo e tomar posse da sua herança!’ 39Então agarraram o filho, jogaram-no para fora da vinha e o mataram. 40Pois bem, quando o dono da vinha voltar, que fará com esses vinhateiros?”41Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: “Com certeza mandará matar de modo violento esses perversos e arrendará a vinha a outros vinha­teiros, que lhe entregarão os frutos no tempo certo”. 42Então Jesus lhes disse: “Vós nunca lestes nas Escrituras: ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; isto foi feito pelo Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos?” 43Por isso eu vos digo: o Reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que produzirá frutos. 45Os sumos sacerdotes e fariseus ouviram as parábolas de Jesus, e compreenderam que estava falando deles. 46Procuraram prendê-lo, mas ficaram com medo das multidões, pois elas consideravam Jesus um profeta.