quarta-feira, 7 de novembro de 2012

São Judas abre inscrições para novos educandos. Atividades terão início em Fevereiro de 2013

Interessados poderão procurar a Entidade entre os dias 12 e 30 de novembro de 2012. Inscrições deverão ser feitas por pais e/ou responsáveis pelos candidatos às vagas.

  Começa na próxima segunda-feira, 12 de novembro, o período de inscrições para os interessados em matricular adolescentes nas atividades oferecidas pelo Serviço Social São Judas Tadeu. Serão disponibilizadas, para 2013, aproximadamente 150 vagas. 
Adolescentes com idades entre 11 e 17 anos poderão ser inscritos. A prioridade, porém, são os candidatos com 14 anos completos. “A preparação para a vida cidadã é o nosso foco”, informou a Assistente Social do São Judas, Rosana Imbá.
A Equipe Técnica da Entidade; formada por assistentes sociais, psicólogas, coordenadora de cursos e educadores, estabeleceu alguns critérios para a seleção dos interessados: eles deverão estar matriculados e frequentando a escola pública; além de morar em São José do Rio Preto há pelo menos 2 anos. A composição do grupo familiar e a condição de vulnerabilidade social também serão avaliadas.  
Após o preenchimento do cadastro, será feita a “triagem social” (considerando os critérios enunciados), as visitas domiciliares (possibilitando a confirmação das informações) para – entre os meses de dezembro e janeiro - as matrículas dos selecionados serem efetuadas. Em todas as etapas serão consideradas as vagas disponíveis e o perfil dos interessados. 

Benefícios
Além dos cursos e atividades complementares, os educandos do São Judas recebem alimentação (duas refeições diárias), plano de saúde oferecido pela UNIMED (parceria firmada em 1994) e vale-transporte gratuito (Lei Nº 4614, de 11 de dezembro de 1989). 
       A Entidade atende, em dois períodos, 350 jovens diariamente; sempre no período inverso ao que o adolescente vai à Escola Pública.  São aplicados, todos os meses, aproximadamente R$ 118 mil na manutenção das atividades (o que resulta em investimento, por adolescente, de R$ 337,00). A prefeitura de São José do Rio Preto, através da Secretaria da Assistência Social, é uma das parceiras da Entidade. Projetos pontuais, com o Governo do Estado de São Paulo, também são executados.  O Serviço Social conta, ainda, com o Departamento de Reciclagem, Gráfica, Loja de Usados e Artesanato, Marcenaria e Lanchonete como suas fontes de renda. 

Números | 2011
     No último “processo seletivo” foram feitas 214 inscrições. Do total, 114 adolescentes foram matriculados; outros – ao longo do ano – foram atendidos, diminuindo a lista de espera que totalizava 100 nomes. 

SERVIÇO
Inscrições 2013 | Serviço Social São Judas Tadeu
De 12 a 30 de Novembro de 2012

Horário | Atendimento
Das 7h30 às 10h30 | Das 13 às 16 h

Local
Serviço Social São Judas Tadeu
Rua José Bonifácio, 1598 – Jd. Roseiral 
São José do Rio Preto

Informações
17. 3215.9200

Documentos | Inscrição
Certidão de Nascimento (original)
RG do adolescente (original)
RG e CPF do responsável (original)
Comprovante de residência atualizado (original)
Declaração Escolar (original)

Critérios | Seleção
Idades entre 11 e 17 anos (ambos os sexos)
Estar matriculado e freqüentando a Escola Pública
Ser membro de família de baixa renda / vulnerabilidade social
Residir no município há, no mínimo, 2 anos


CURSOS OFERECIDOS
1. Gesso e Biscuit, 2. Artesanato em Madeira e Tela, 3. Artes em Linhas e Pedrarias, 4. Restauração em Madeira e Pintura em Geral, 5. Reciclagem e Materiais Diversos, 6. Artesanato em Geral, 7. Serralheria, 8. Artes Gráficas e Encadernação, 9. Eletricidade Básica e manutenção de eletrodomésticos, 10. Assistente Administrativo, 11. Costura e Pintura em Tecido, 12. Orientação para o Trabalho, 13. Violão, 14. Esporte e Lazer, 15. Formação da Consciência Crítica (FCC), 16. Informática (inclusão Digital e Hardware) e 17. Banda Instrumental.


OUTRAS INFORMAÇÕES 
Silvia Regina Nossa Bergamasco
Coordenadora de Cursos | São Judas
17. 3215.9200

Rosana Imbá / Caroline Braguini Diniz
Assistentes Sociais | São Judas
17. 3215.9200 (A partir das 8 h)

TEXTO | FOTOS
Assessoria de Comunicação
Serviço Social São Judas Tadeu

VIVA A COMUNIDADE | Quarta-feira, 07 de Novembro de 2012

 MISSA NO SANTUÁRIO
19h30 | Pe. Chiquetto

ENCONTRO E REUNIÕES
8h | Encontro Legião de Maria
15h | Missa Hospital Austa
19h | Reza do Terço

LITURGIA DIÁRIA
Fl 2,12-18
Salmo 26 | “Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo.”

EVANGELHO | Lc 14,25-33
Naquele tempo, 25grandes multidões acompanhavam Jesus. Voltando-se, ele lhes disse:26“Se alguém vem a mim, mas não se desapega de seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs e até da sua própria vida, não pode ser meu discípulo. 27Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo. 28Com efeito: qual de vós, querendo construir uma torre, não se senta primeiro e calcula os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar? Caso contrário, 29ele vai lançar o alicerce e não será capaz de acabar. E todos os que virem isso começarão a caçoar, dizendo: 30‘Este homem começou a construir e não foi capaz de acabar!’31Ou ainda: Qual o rei que, ao sair para guerrear com outro, não se senta primeiro e examina bem se com dez mil homens poderá enfrentar o outro que marcha contra ele com vinte mil? 32Se ele vê que não pode, enquanto o outro rei ainda está longe, envia mensageiros para negociar as condições de paz. 33Do mesmo modo, portanto, qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo!” 

VIVA A COMUNIDADE | Terça-feira, 06 de Novembro de 2012

MISSA NO SANTUÁRIO
19h30 | Pe. Chiquetto

ENCONTRO E REUNIÕES
19h | Reza do Terço

LITURGIA DIÁRIA
Fl 2,5-11
Salmo 21 | “Nenhum daqueles que foram convidados vai provar do meu banquete.”

EVANGELHO | Lc 14,15-24
Naquele tempo, 15um homem que estava à mesa disse a Jesus: “Feliz aquele que come o pão no Reino de Deus!” 16Jesus respondeu: “Um homem deu um grande banquete e convidou muitas pessoas. 17Na hora do banquete, mandou seu empregado dizer aos convidados: ‘Vinde, pois tudo está pronto’. 18Mas todos, um a um, começaram a dar desculpas. O primeiro disse: ‘Comprei um campo, e preciso ir vê-lo. Peço-te que aceites minhas desculpas’. 19Um outro disse: ‘Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-las. Peço-te que aceites minhas desculpas’. 20Um terceiro disse: ‘Acabo de me casar e, por isso, não posso ir’. 21O empregado voltou e contou tudo ao patrão. Então o dono da casa ficou muito zangado e disse ao empregado: ‘Sai depressa pelas praças e ruas da cidade. Traze para cá os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos’. 22O empregado disse: ‘Senhor, o que tu mandaste fazer foi feito, e ainda há lugar’. 23O patrão disse ao empregado: ‘Sai pelas estradas e atalhos, e obriga as pessoas a virem aqui, para que minha casa fique cheia’. 24Pois eu vos digo: nenhum daqueles que foram convidados provará do meu banquete”.