quinta-feira, 21 de abril de 2011

SEMANA SANTA

Quinta-feira | 21 de Abril de 2011
Instituição da Eucaristia, Sacerdócio com a realização
do gesto do lava-pés


REFLEXÃO | Palavra do Pároco

Com a Quinta-feira Santa iniciamos o Tríduo Pascal; celebrando a Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio. “A Recordação do banquete que precedeu o êxodo ilumina, de maneira especial, o exemplo de Cristo ao lavar os pés dos discípulos e as palavras de Paulo sobre a Instituição da Páscoa cristã na Eucaristia”. Jesus Cristo, como servo, nos ensina a servir e amar sem medida.

Pe. Luiz Donizeti Caputo
Pároco do Santuário São Judas Tadeu


PROGRAMAÇÃO

MISSA DO DIA | Ceia do Senhor | Lava Pés
20h | (Pe. Luiz Caputo)

MOMENTOS CELEBRATIVOS | Quinta-feira Santa
22 às 23h30 | Adoração ao Santíssimo (Grupo de Oração)

22h45 | Caminhada Penitencial até Engº Schmidt
Concentração Santuário São Judas (levar água)



LITURGIA DA PALAVRA | Quinta-feira, 21 de Abril de 2011

Ex 12,1-8.11-14

1Cor 11,23-26

Salmo 115
“O cálice por nós abençoado é a nossa comunhão com o sangue do Senhor.”


EVANGELHO | Jo 13,1-15

Era antes da festa da Páscoa. Jesus sabia que tinha chegado a sua hora de passar deste mundo para o Pai; tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim. Estavam tomando a ceia. O diabo já tinha posto no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, o propósito de entregar Jesus. Jesus, sabendo que o Pai tinha colocado tudo em suas mãos e que de Deus tinha saído e para Deus voltava, levantou-se da mesa, tirou o manto, pegou uma toalha e amarrou-a na cintura. Derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos, enxugando-os com a toalha com que estava cingido.
Chegou a vez de Simão Pedro. Pedro disse: “Senhor, tu me lavas os pés?” Respondeu Jesus: “Agora, não entendes o que estou fazendo; mais tarde compreenderás”. Disse-lhe Pedro: “Tu nunca me lavarás os pés!” Mas Jesus respondeu: “Se eu não te lavar, não terás parte comigo”. Simão Pedro disse: “Senhor, então lava não somente os meus pés, mas também as mãos e a cabeça”. Jesus respondeu: “Quem já se banhou não precisa lavar senão os pés, porque já está todo limpo. Também vós estais limpos, mas não todos”. Jesus sabia quem o ia entregar; por isso disse: “Nem todos estais limpos”. Depois de ter lavado os pés dos discípulos, Jesus vestiu o manto e sentou-se de novo. E disse aos discípulos: “Compreendeis o que acabo de fazer? Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, pois eu o sou. Portanto, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz.


 SAIBA MAIS              
  Missa da Ceia do Senhor (Quinta-feira Santa)

Nos recorda a Ceia do Senhor. Quando Ele prediz sua Paixão e Morte e despede-se dos apóstolos na última ceia. Neste dia, Jesus institui a Eucaristia e o Sacerdócio.
Na celebração o sacerdote lava os pés de doze pessoas convidadas, na tradicional cerimônia chamada de Missa do Lava-pés, recordando o gesto de Jesus em lavar os pés de seus discípulos e a dizer: “Amai-vos uns aos outros como Eu vos ameis”, significando que devemos servir uns aos outros com total humildade, gratuidade e amor.
Ao final da missa se faz a Trasladação do Santíssimo Sacramento e, em seguida, a adoração.