quarta-feira, 7 de março de 2012

Papa escolhe novo arcebispo para Uberaba


      O Santo Padre, o papa Bento XVI nomeou na manhã de hoje, 07, arcebispo de Uberaba (MG), dom Paulo Mendes Peixoto. A nomeação se deu por acolhimento ao pedido de renúncia, por motivo de idade, apresentado por dom Aloísio Roque Oppermann. Dom Paulo foi transferido da diocese de São José do Rio Preto (SP), para Uberaba em conformidade com o Código de Direito Canônico, cânon 401.1.

     Dom Paulo nasceu no dia 25 de fevereiro de 1951, na cidade de Imbé (MG). Estudou Filosofia e Teologia no Seminário Diocesano de Caratinga (MG), além de ter cursado História e ser especializado em Direito Canônico no Instituto Superior de Direito Canônico do Rio de Janeiro (RJ).

       O novo arcebispo foi ordenado sacerdote em 08 de dezembro de 1979, passando a fazer parte do clero de Caratinga. Antes do episcopado, dom Paulo exerceu importantes funções. No período entre 1979 e 1989, foi ecônomo no Seminário Diocesano de Caratinga, e de 1995 a 2005, foi diretor Espiritual, no mesmo local, onde também lecionou Direito Pastoral e Introdução ao Ministério da Salvação no Propedêutico.

    Como pároco ou administrador Paroquial, realizou trabalhos em 11 paróquias. Na comunicação, dom Paulo, já apresentou programas religiosos diários de rádio e foi colunista mensal da revista ‘Diretrizes’, ambos na diocese de Caratinga. Atuou, também, como membro da equipe de redação do roteiro dos Grupos de Reflexão.

      Seu lema é: “Para o serviço à vida.”

Dom Aloísio Roque Oppermann

     Nascido em 19 de junho de 1936, em São Vendelino (RS), dom Roque Oppermann, foi ordenado sacerdote em 1961, em Taubaté (SP). Foi ordenado bispo em 21 de abril de 1983, em Ituiutaba (MG). Foi arcebispo de Uberaba desde 1996.

     Seu lema episcopal foi: "Cristo é o senhor."

VIVA A COMUNIDADE | Quarta-feira, 07 de Março de 2012

MISSA DO DIA
19h30 | (Pe. Chiqueto)

ENCONTROS E REUNIÔES
8h | Encontro Legião de Maria
14h30 | Visita do Hospital Austa
19h | Reza do Terço (Santuário)

LITURGIA DIÁRIA
Jr 18,18-20
Sl 30 | “O Filho do Homem não veio para ser servido”.

EVANGELHO | Mt 20,17-28
Naquele tempo, enquanto Jesus subia para Jerusalém, ele tomou os doze discípulos à parte e, durante a caminhada, disse-lhes: “Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do homem será entregue aos sumos sacerdotes e aos mestres da lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos pagãos para zombarem dele, para flagelá-lo e crucifica-lo. Mas no terceiro dia ressuscitará”. A mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. Jesus perguntou: “O que tu queres?” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”. Jesus, então, respondeu-lhes: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou bebe?” eles responderam: “Podemos”. Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”. Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. Jesus, porém, chamou-os e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grande as oprimem. Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande torne-se vosso servidor; quem quiser ser o primeiro seja vosso servo. Pois o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”.