quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

ENTREVISTA | Pe. Luiz Caputo

Em entrevista ao Blog do Santuário, Pe. Luiz Donizeti Caputo reflete sobre a caminhada paroquial e as ações pastorais planejadas para 2011. A criação do Setor 7 da Rede de Comunidades e os encontros de Adoração ao Santíssimo nas residências são alguns dos destaques. Acompanhe:



  1. 2010 foi um ano positivo para a Comunidade? Basta olhar tudo o que fizemos para constatar que foi um ano muito positivo. As pessoas estavam gratas, as pastorais e os movimentos cresceram. Então foi muito positivo.
  1. No contexto da vida Paroquial, quais são as expectativas do senhor para 2011?  Sonho com uma Comunidade mais unida, consciente e comprometida como o Projeto de Jesus e com a Igreja local.
  1. Está programada, para o dia 17 de fevereiro, a criação do Setor 7 da Rede de Comunidades. O que significa esta ampliação? Significa a concretização de um sonho; continuar descentralizado e evangelizando melhor.
  1. A Diocese declarou 2011 e 2012 como o “Tempo da Eucaristia”. Na Paróquia passaremos a contar com a Adoração ao Santíssimo nos Setores. Como será esta ação?  Esta ação será coordenada pelo casal Carlos Alberto e Suzet; em sintonia com os Coordenadores de Setores (Rede de Comunidades). Serão priorizadas residências de pessoas idosas e doentes; procurando sempre fazer um rodízio dos Setores “visitados”. É a Eucaristia mais próxima das pessoas, como fonte da missão.
  1. Outra novidade são os encontros de formação. Fale um pouco sobre este trabalho.  A formação é fundamental para todo ser humano e para todos os seguimentos. Quem não se abre a uma formação continuada fica para trás. Vejo nesta iniciativa algumas vantagens:
- Será na própria Comunidade, isto facilita;
- Dada por pessoas preparadas, no lugar e da própria Comunidade;
- Duas áreas atuais e importantes: Bíblia e Documentos recentes da Igreja;
- Será uma formação contínua;
- Será aberta a todos os interessados;
Tenho certeza que a iniciativa será boa e eficaz. Basta, agora, as pessoas se disponibilizarem a participar, valorizando o esforço.

  1. O que os paroquianos e fiéis devotos de São Judas Tadeu podem esperar da caminhada pastoral que será feita? Podem e devem esperar aquilo que cada um se dispuser a viver em Comunidade. Oportunidades teremos.
  1. Este ano, também, o senhor comemora 25 anos de Ordenação Presbiteral. No exercício do Ministério, ainda existe algum sonho que não foi realizado? Tenho muitos sonhos ainda não realizados. Enquanto existe vida e amor ao ministério, existem sonhos e lutas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário