quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Dom Tomé Ferreira da Silva é nomeado bispo para Diocese de São José do Rio Preto


     O Papa Bento XVI anunciou nesta quarta-feira, 26, a transferência do Bispo Auxiliar de São Paulo - Vigário Episcopal da Região Ipiranga, Dom Tomé Ferreira da Silva, (51), que assumiu o lema: Cum veritate et charitate sanctitudo (Santidade na verdade e caridade). 
      Dom Tomé é o quinto bispo nomeado da Diocese de São José do Rio Preto.  Ele terá dois meses de prazo para tomar posse da nova sede, sucedendo a D. Paulo Mendes Peixoto, que foi transferido para a Arquidiocese de Uberaba/MG no dia 07/03/2012. Durante o período de vacância, Pe. Jarbas Brandini Dutra assumiu, desde o último sete de maio, com o Conselho de Consultores, até a posse de Dom Tomé, o comando da mesma.

Abaixo breve relato:
     Dom Tomé Ferreira da Silva nasceu em Cristina (MG), em 17 de maio de 1961, sendo o décimo filho de uma família de doze irmãos, constituída pelo Sr. Sebastião Ferreira da Silva e D. Ana Ferreira da Silva, já falecidos.
    Foi acolhido no Seminário Diocesano Nossa Senhora das Dores, em Campanha, em fevereiro de 1975 e ordenado sacerdote no dia 1º de janeiro de 1987, em Cristina (MG), por Dom Tarcísio Ariovaldo do Amaral, já falecido.
    Formação Acadêmica: o ensino fundamental e o ensino médio foram realizados nas Escolas de São Domingos Sávio e Cônego Artêmio Schiavon, em Cristina e no Seminário Diocesano Nossa Senhora das Dores e Escola Estadual Vital Brasil, em Campanha.
    Em 1982 concluiu o Curso de Filosofia, no Seminário Diocesano São José, em Três Corações e, em 1986, o Curso de Teologia, realizado no Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus, em Taubaté, agregado à Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (RJ).
     Na Universidade Vale do Rio Verde, em Três Corações, concluiu os cursos de Estudos Sociais em 1989 e História em 1990.
   Mestrado em Filosofia - Especialização em Filosofia Teorética, pela Universidade Gregoriana, em Roma, Itália, concluído em 1993. Pós-graduação "latu senso" em Filosofia Contemporânea, concluído em 1998, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, em Belo Horizonte (MG).
     Trabalhos Pastorais: Na diocese de Campanha, trabalhou nas seguintes paróquias: Nossa Senhora das Dores, em Boa Esperança, Santa Isabel, em Heliodora, Santa Catarina de Alexandria, em Natércia, Nossa Senhora da Conceição, em Conceição das Pedras, Sagrada Família em Três Corações.
    Foi membro dos seguintes organismos diocesanos: Conselho Presbiteral, Conselho Administrativo e Conselho Pastoral. Foi coordenador diocesano da Pastoral da Liturgia. Foi professor, vice-reitor e reitor do Seminário Diocesano São José, do Curso de Filosofia na diocese da Campanha. Professor de Filosofia no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora Auxiliadora, na arquidiocese de Pouso Alegre (MG). No Regional Leste 2 da CNBB, foi representante da diocese de Campanha na Organização dos Seminários e Institutos Filosófico-Teológicos do Brasil e na Comissão de Liturgia.
      Foi eleito bispo no dia 9 de março de 2005 e ordenado no dia 13 de maio na cidade de Cristina (MG).
      Tomou posse do ofício de Bispo Auxiliar na Arquidiocese de São Paulo no dia 28 de maio de 2005.
   Atualmente é Vigário Episcopal na Região Episcopal Ipiranga, Vigário Geral da Arquidiocese de São Paulo, Bispo Assessor da Pastoral Vocacional, dos Seminários e da Dimensão Missionária na Arquidiocese de São Paulo.
      Bispo referencial para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso no Regional Sul 1 da CNBB.
        Lema: "Santidade na verdade e na caridade"

Dados Pessoais de dom Tomé
Nome: Tomé Ferreira da Silva.
Pais: Sebastião Ferreira da Silva e D. Ana Ferreira da Silva (já falecidos).
Nascimento: 17/05/1961, em Cristina (MG).
Presbiterado: 01/01/1987.
Eleito bispo: 09/03/2005
Sagrado Bispo: 13/05/2005
Posse Bispo Auxiliar na Arquidiocese de São Paulo no dia: 28/05/2005.


Nos colocando a disposição,

Mauricio Martins
Assessoria de Comunicação
Bispado de Rio Preto

Nenhum comentário:

Postar um comentário